Marca Rosana Leal Consultoria
A alavanca quebrada
Aspectos da construção habitacional em Salvador sob a ótica da administração de materiais

PUBLICAÇÕES

Gestão de materiais nos canteiros de obras: Um estudo das condições de armazenamento.

Autor: Paloma Sampaio Moreira

A fase de execução de uma obra é o período em que o empreendimento concebido em planta se concretiza , período no qual a obra tem que contratar e gerir um significativo número de trabalhadores e quando são tomadas e retomadas decisões no sentido de garantir a gestão a logística de canteiro e proporcionar o melhor desenvolvimento do projeto. Apesar de nos últimos anos as empresas estarem sendo forçadas a buscar novas tecnologias e melhorar a qualidade do trabalho devido a crescente exigência dos clientes e concorrência de mercado, é notório que ainda não é dispensada a devida importância à gestão dos materiais dentro dos canteiros. O objetivo deste estudo foi evidenciar as condições essenciais de armazenamento dentro dos canteiros de obras, buscando possíveis situações de desperdício e condições de armazenamento inadequadas que podem alterar a qualidade do produto final. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso das condições de armazenamento em cinco obras de uma grande empresa na região metropolitana da cidade de Salvador, tanto nos almoxarifados quanto nos ambientes externos dos canteiros das obras. O estudo conseguiu registrar os prejuízos causados pela deficiência no armazenamento e propor melhorias para otimizar o processo produtivo e combater o desperdício, algumas destas melhorias já estão sendo implementadas nas obras para tentar reverter o quadro.

Baixe aqui

Estudo Logístico relativo ao transporte vertical em um canteiro de obra de edificação.

Autor: Alexandre Castelo Branco

Este trabalho tem por objetivo definir critérios para a seleção dos equipamentos de transporte vertical mais eficiente para a execução da produção em uma obra de construção de edifício residencial de múltiplos pavimentos, localizado em área urbana, utilizando-se o processo construtivo tradicional, estrutura reticulada em concreto armado, alvenaria de vedação com bloco de concreto, revestimentos cerâmicos e argamassados. Os critérios apontados baseiam-se na revisão bibliográfica sobre o tema, nas experiências vividas em outras obras e no estudo de caso realizado nesse canteiro de obra.

Baixe aqui

Logística aplicada ao canteiro de obras

Autor: Rodrigo Hipolito Castro

Este trabalho é um estudo sobre a aplicação da logística a um canteiro de obra no ramo imobiliário da construção civil, contemplando as principais obras literárias sobre o tema e o projeto logístico executivo desenvolvido por uma consultora especialista no tema. Este estudo agrega os envolvidos com a engenharia civil pois discute não somente os principais problemas causados pela falta de planejamento logístico como também exemplifica projetos e conceitos que ajudam o engenheiro do século XXI a lidar com as diversas dificuldades encontradas para a organização do canteiro. O objetivo principal é analisar o estudo logístico de um empreendimento imobiliário, buscando alcançá-lo através de pesquisas, análises de projetos e entrevistas a especialistas. Será mostrado a importância do planejamento ainda na fase de concepção do empreendimento, focando a produtividade.

Baixe aqui

Almoxarifados na construção civil

Autora: Rosana Leal Simões de Freitas

Este trabalho é um estudo sobre o funcionamento de almoxarifados e departamentos de suprimentos em indústria e obras de construção civil. Foi avaliada a existência de algum fator particular a atividade de construção que faz com que os conceitos estabelecidos pela administração de materiais para o funcionamento de almoxarifados sejam abandonados. Este trabalho busca responder algumas questões, como:

Em revistas

Cartilha

E-MAIL:
contato@rosanalealconsultoria.com
TELEFONES
71 3179-3342 | 71 9956-3343 | 71 8774-5962

Desenvolvido pela: loupbr.com.